"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:28-29.
Esta é uma das passagens da Bíblia mais mal citada e mal-entendida. Ela não diz: “Deus produz tudo que acontece para que minha vontade seja feita." Obviamente isso não é verdade. Também não diz: “Deus vai produzir coisas que sempre tenham um final feliz aqui na terra.” Isso também não é verdade. Acontecem muitos finais infelizes aqui na terra.
Vivemos num mundo caído. Só no céu tudo estará acontecendo do modo perfeito como Deus pretende que seja. É por essa razão que somos estimulados a orar: “Seja feita Tua vontade assim na terra como no céu.”
A vontade perfeita de Deus é feita no céu.
Para compreender perfeitamente Romanos 8:28-29, você deve considerar o texto frase por frase:
" Sabemos"
Este não é um pensamento positivo, esperançoso ou simplesmente desejoso. Mas é uma certeza baseada na verdade da soberania e do amor de Deus.
" que Deus age"
Há um Grande Desenhista por trás de tudo. Sua vida não é produto do acaso, da sorte, do destino. Há um plano mestre. A História é a história de Deus – Deus está controlando as cordas. Nós cometemos erros, mas Deus nunca erra. Deus não pode cometer um erro - porque Ele é Deus.
" em todas as coisas"
O plano de Deus para sua vida envolve tudo o que acontece para você – inclusive seus erros, seus pecados e suas dores. E isso inclui câncer, fracassos, débitos, doenças, divórcio e morte de entes queridos? Sim. Tudo está nos planos de Deus. Deus pode permitir o bem, como também o mal. Ele o fez no calvário.
" juntamente"
Não separadamente ou independentemente. Os eventos em sua vida acontecem juntos no plano de Deus. Não são atos isolados, mas partes interdependentes de processo para levá-lo a ser mais semelhante a Cristo.
Para fazer um bolo, você precisa de farinha de trigo, sal, ovos, açúcar, manteiga etc. Se você comer apenas um ingrediente sentirá o amargo ou nenhum gosto. Mas assados juntos, os ingredientes resultarão em delícia. Se você entregar suas experiências desagradáveis, desgostos, Ele vai transformar isso em algo bom para você.
" para o bem"
Não quer dizer que tudo na vida é bom. Muito do que acontece em nosso mundo é ruim e mal. É fácil produzir o bem do bem, mas Deus é especialista em produzir o bem do mal.
Na árvore genealógica oficial de Jesus, quatro mulheres são listadas: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba.
Tamar seduziu o sogro para engravidar.
Raabe era uma prostituta.
Rute nem mesmo judia era e quebrou a lei casando com um judeu.
Bate-Seba cometeu adultério com Davi, o que resultou no assassinato de seu marido.
Essas mulheres não tiveram reputação elogiável, mas Deus produziu o bem do mal e Jesus veio da linhagem delas.
O propósito de Deus é maior que seus problemas, suas dores e mesmo que seus pecados. Ele pode usar tudo isso para o bem se você entrega a Ele. Isso nos permite ser ao mesmo tempo realistas e otimistas.
" daqueles que o amam, dos que foram chamados"
Esta promessa é exclusiva para os filhos de Deus. Não é para todo o mundo. Todas as coisas cooperam para o mal daqueles que se opõem a Deus e insistem em viver assim.
" de acordo com o seu propósito"
Qual é o bom propósito de Deus no sofrimento? O que Deus deseja fazer quando todas as coisas acontecem em conjunto? É que podemos “nos tornar semelhantes ao seu Filho...” este é o terceiro propósito de Deus para sua vida!
Todas as coisas que Deus permite que aconteçam em sua vida, é permitido por um grande e eterno propósito: trabalhar seu caráter para ser semelhante à imagem de Cristo. É para seu crescimento e para a glória de Deus, é um plano com a garantia de sucesso. Vai ser completado quando você chegar no céu.
Como é propósito de Deus fazer você ser semelhante a Jesus, Ele vai levar você através das mesmas experiências que Jesus passou – incluindo solidão, tentação, estresse, críticas, rejeição e muitos outros tipos de problemas. Por que Deus nos isentaria do que ele permitiu que Seu filho passasse? A Bíblia diz que Jesus "aprendeu a ser obediente através do sofrimento" e "foi feito perfeito através do sofrimento." Crescemos do mesmo jeito e Jesus é o nosso modelo.
“Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados." (Romanos 8:17)
Alguns acreditam, de maneira errada, que Deus nunca quer que os cristãos sofram. Mas, sermos semelhantes a Jesus significa serviço, sacrifício e sofrimento, como aconteceu com Ele. A Bíblia repetidamente mostra que o sofrimento é muitas vezes a vontade de Deus para nossas vidas. De fato, muitas vezes sofremos mais porque somos cristãos. Deus nos diz para considerar esse privilégio.
“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” 2 Tm 3:12
A bondade e a graça de Deus não significam que você nunca será machucado, triste ou infeliz. Deus permite a dor porque Ele está mais interessado em seu caráter do que em seu conforto. Ele deseja aperfeiçoar você e não agradá-lo. Seu alvo para a sua vida é a santidade e não a felicidade. Ele sempre valoriza mais o espiritual do que o material, porque é este que vai permanecer eternamente.
Algumas vezes, Ele permite que Satanás tire o seu conforto, como no caso de Jó, para que com isso produza um caráter eterno. Não se surpreenda ou reclame de “injustiça” ou fique amargo por causa disso. Perceba que tudo é parte de seu processo de amadurecimento.
O potencial dos problemas e a dor
A dor tem uma importância indispensável em seu crescimento para a maturidade espiritual. De fato, você não pode se tornar semelhante a Cristo sem algum sofrimento. Somos como jóias, moldados com o martelo e o cinzel da adversidade. Se o martelo do joalheiro não for suficientemente forte para nivelar nossas rudes arestas, Deus usa uma marreta. Se formos teimosos, Ele usará uma britadeira.Ele usará o que for preciso.
Os problemas sempre trazem muitos benefícios para as vidas dos crentes:
Os problemas podem chamar nossa atenção.
Eliú disse: "Deus ensina às pessoas através do sofrimento e usa a aflição para abrir nossos olhos." (Jó 36:15) Este é o único possível benefício para os descrentes, os problemas podem servir para um despertar espiritual proveniente de Deus. C.S. Lewis disse: "Deus nos sussurra em nossos prazeres, mas grita em nossas dores." Raramente mudamos até que nossa dor se torne maior que o nosso medo de mudança. Não é o “ver a luz” mas o “sentir o calor” que chama nossa atenção.
Os problemas podem nos ensinar a depender de Deus.
Paulo dá um testemunho desse benefício: “Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos;”. (2 Coríntios 1:9) Você nunca saberá que Deus é tudo que você precisa até saber que Deus é tudo que você tem.
Os problemas podem testar e purificar sua fé
A Bíblia, muitas vezes, compara as provações com o refinamento de metais através do fogo, que queima limpando as impurezas. Pedro disse: “para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;" (1 Pedro 1:7)
Perguntaram ao ourives: “Como você sabe quando o ouro está puro?” Ele respondeu: "Quando vejo meu reflexo nele." Quando sua fé está pura, as pessoas podem ver o reflexo de Jesus em você.
Alguém comparou as pessoas aos sachês de chá. Você não sabe o que há dentro até colocá-los na água. Tiago disse: “Sob pressão, sua fé é forçada a se abrir e mostrar suas cores verdadeiras.” (Tiago 1:2)
Os problemas podem desenvolver nosso caráter
Você não desenvolve seu caráter numa sala de aula, mas nas circunstâncias da vida. Cada situação é uma oportunidade para o desenvolvimento do caráter, mas as circunstâncias que mais nos machucam são aquelas de maior potencial para desenvolver nossa musculatura espiritual e as fibras morais. Paulo disse: "…pois sabemos que os sofrimentos produzem paciência. E a paciência produz caráter…” (Romanos 5:3-4)
As circunstâncias do que acontece ao seu redor não são tão importantes quanto aquelas que acontecem dentro de você.
As circunstâncias são temporárias, mas o caráter que você desenvolve é para sempre.
CONTINUA...