11/17/2019

Salvação da Alma 3

3 Tipos de vida vemos: Vida Bio = Vida natural

 

 

Vida da alma = psuche 1) respiração 1a) fôlego da vida 1a1) força vital que anima o corpo e é reconhecida pela respiração 1a1a) de animais 1a1b) de pessoas 1b) vida 1c) aquilo no qual há vida 1c1) ser vivo, alma vivente 2) alma 2a) o lugar dos sentimentos, desejos, afeições, aversões (nosso coração, alma etc.) 2b) a alma (humana) na medida em que é constituída por Deus; pelo uso correto da ajuda oferecida por Deus, pode alcançar seu o seu mais alto fim e eterna e segura bem-aventurança. 

 

Vida eterna = Zoe - 1) vida 1a) o estado de alguém que está cheio de vitalidade ou é animado 1b) toda alma viva 2) vida 2a) da absoluta plenitude da vida, tanto em essência como eticamente, que pertence a Deus e, por meio dele, ao "logos" hipostático e a Cristo, em quem o "logos" assumiu a natureza humana 2b) vida real e genuína, vida ativa e vigorosa, devota a Deus, abençoada, em parte já aqui neste mundo para aqueles que colocam sua confiança em Cristo, e depois da ressurreição a ser consumada por novas bênçãos (entre elas, um corpo mais perfeito) que permanecerão para sempre. Sinônimos ver verbete

 

 

 

 

 

Após o Senhor subir ao céu, os discípulos estavam contemplando o céu, e os anjos disseram:

“Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (At. 1:11).

 

Como subiu Ele ao céu? Em duas etapas: a primeira parte foi do Monte das Oliveiras até as nuvens, e a segunda parte foi das nuvens até o trono. A primeira parte foi visível, mas a segunda parte, das nuvens até ao trono, ninguém viu. Essa é a parte invisível. O Senhor voltará da mesma forma como Ele foi, em duas etapas. A primeira, invisível, do trono até as nuvens; depois, das nuvens até o Monte das Oliveiras, e todos O verão. Na etapa invisível, Ele vem como um ladrão. O ladrão nunca dá um telefonema para avisar quando vai assaltar a nossa casa. Por isso temos que ser vigilantes. Não sabemos quando o ladrão vai chegar. Os santos são o tesouro do Senhor. Então, quando Ele vier naquela primeira etapa, Ele vai nos levar, como que nos “roubar”. Essa parte é oculta, e ninguém verá. Não sabemos detalhes dessa primeira etapa.

 

No entanto, sabemos quando Ele voltará na segunda etapa. 2 Tessalonicenses diz que, antes daquele dia, o Anticristo vai surgir. Então, três anos e meio depois que o Anticristo vier, os pés do Senhor estarão sobre o Monte das Oliveiras. Desta vez Ele virá como a luz de um relâmpago. Se você não vir a estrela da manhã, resta-lhe ver o sol nascer.

Isso significa passar pela Grande Tribulação. Um crente jamais sofrerá o juízo que virá sobre o mundo, mas sofrerá a perseguição do Anticristo

 

Qual o segredo para sermos maduros? Somos o trigo que foi semeado neste mundo. Sabemos que o trigo está maduro quando a espiga, o caule e as outras partes se encurvam. Isso significa que o trigo está morto para o mundo, assim a sua raiz é facilmente arrancada da terra. 

 

Os dois aspectos da volta do Senhor são, portanto, duas partes do processo da colheita. Primeiro colhe-se o trigo que já está maduro, no final passa-se à foice para a seara.

1 . O aspecto secreto

 

a. Cristo virá como ladrão

Ap. 3:3 e 16:15 falam que Cristo virá como ladrão. Quando o Senhor vier como ladrão, Ele virá para buscar coisas preciosas, o seu tesouro precioso.

“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti” (Ap.

3:3).

 

“(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha)” (Ap. 16:15).

 

“Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mt. 24:40, 41).

 

b. Em hora desconhecida

Nenhum ladrão diz de antemão a hora de sua chegada, por isso será em hora desconhecida.

“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti” ( Ap. 3:3).

“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai” (Mt. 24:36).

“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor” (Mt. 24:42). “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora” (Mt. 25:13).

 

c. Para buscar os vencedores

Apocalipse 12:5 diz que o filho varão foi arrebatado até o trono de Deus. Nós veremos mais adiante que esse filho varão são os crentes vencedores.

“Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono” (Ap. 12:5).

 

 

 

d. Como recompensa para os crentes vigilantes

Apocalipse 2:28 diz que Ele virá como a estrela da manhã, mas Malaquias 4:2 fala que Ele virá como o sol. Se quiser ver a estrela da manhã, você deverá estar acordado bem cedo quando todos estiverem dormindo. Mas, com respeito ao sol, não precisamos fazer coisa alguma.

 

 

“Assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã’ (Ap. 2:28).

“Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria” (Ml. 4:2).

 

“Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra” (Lc. 21:34-35).

 

“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Mt. 24:42-44).

 

2 . O aspecto às claras

a. Será visto por todas as tribos da terra

Não existe muita clareza se a terra mencionada em Apocalipse 1:7 se refere a todo o planeta ou apenas a Israel. Baseado em Zacarias 12:10, é provável que se refira apenas a Israel.

122

“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” (Ap. 1:7).

 

“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem" (Mt. 24:27).

 

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mt. 24:27, 30).

 

“E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para aquele a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. Naquele dia, será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom, no vale de Megido” (Zc. 12:10-11).

 

b. Será no fim da Grande Tribulação

A vinda secreta do Senhor, que chamamos de arrebatamento, acontecerá antes da Grande Tribulação, e a vinda às claras, nas nuvens, será depois dela. No seu aspecto secreto, ninguém sabe quando será o tempo, mas no segundo aspecto os sinais são perfeitamente claros na Palavra de Deus. Será quando soar a última trombeta (a sétima). Sabemos que a última trombeta marcará o final da Grande Tribulação (Ap. 18:1; 1 Ts. 4:16 ; 1 Co. 15:52), e que o Anticristo vai se manifestar antes da vinda do Senhor (2 Ts. 2:1-4 e 8).

 

“Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda), [...] porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais” (Mt. 24:15, 21).

 

“Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” (Mt. 24:29-30).

 

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro [...] ” (1 Ts. 4:16).

Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. “A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Co. 15:52).

 

c. Virá nas nuvens (Mt. 24:30)

De acordo com Atos 1:11-12, o Senhor virá da mesma maneira que subiu ao céu, do Monte das Oliveiras (Zc. 14:4).

 

 “E lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado” (At. 1:11-12).

 

Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu! (Ap. 14:14).

 

“Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul” (Zc. 14:4).

 

d. Ele virá com os santos vencedores para estabelecer seu reino sobre a terra

“Então, sairá o SENHOR e pelejará contra essas nações, como pelejou no dia da batalha. Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, Os dois aspectos da volta do Senhor 123.

 

e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul. Fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azal; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHOR, meu Deus, e todos os santos, com ele” (Zc. 14:3-5).

 

“Então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda” (2 Ts. 2:8).

 

“Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol. Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso. (Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.) Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom” (Ap. 16:12-16).

 

“Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem. Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele” (Ap. 17:13-14).

 

“Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus, para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes. E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes” (Ap. 19:11-21).

 

 

Quando terá início a Grande Tribulação? Quando surgirá o Anticristo?

 

Se você estudar Apocalipse, evidentemente não obterá uma data específica, mas certamente conhecerá os sinais e saberá quando tudo acontecerá. O momento da crucificação do Senhor Jesus foi um clímax na história da humanidade. A Palavra de Deus, contudo, revela que a humanidade vai chegar a outro ponto crucial. Quando estudamos o Apocalipse e chegamos ao capítulo 11, vemos que toda história está consumada ali.

Mas, então, segue-se o capítulo 12, e parece que a profecia começa tudo novamente. A verdade é que, a partir do capítulo 12, o Senhor está chamando a nossa atenção para fatos e personagens especiais. Do capítulo 1 ao capítulo 11, ha uma visão geral. No capítulo 12, é como se o Senhor rebobinasse a fita, no intuito de mostrar tudo novamente e focalizar em um determinado ponto. É aí que você descobre que os símbolos se tornam totalmente diferentes dos outros.

 

O sinal da mulher e do filho varão

“Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap. 12: 1).

Alguns já disseram que esta mulher representa a nação de Israel; outros, que representa Maria, mãe de Jesus. Há inúmeras interpretações para essa mulher. Mas, antes de avançarmos, precisamos de um terreno comum com a qual já concordamos. Em primeiro lugar, concordamos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Em segundo, cremos que Apocalipse 12 é inspirado pelo Espírito Santo e, em terceiro, há simbolismo aqui, ou seja, esta é uma passagem obscura. Precisamos de outra passagem mais clara para interpretar esta. Precisamos da Palavra de Deus para interpretar a Palavra de Deus. Esse é um princípio fundamental da hermenêutica: a Bíblia interpreta a própria Bíblia.

Quem é este filho varão? A Bíblia mesma diz quem é ele. No versículo 5 do capítulo 12 de Apocalipse, está escrito:

“Nasceu-lhe, pois, um filho varão que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até o seu trono” (Ap. 12:5).

 

A Bíblia dá a definição deste filho varão, e não precisamos fazer especulações. Qual é a definição? Esse filho varão regerá todas as nações com cetro de ferro. Foi o apóstolo João quem escreveu o livro de Apocalipse, pois ele conhece a sua linguagem muito bem. Se quiser interpretar os escritos de João, você precisa usar a linguagem dele.

 

Existe algum outro lugar em todo o Apocalipse onde aparece a expressão: reger todas as nações com cetro de ferro? Há somente duas: uma está em Apocalipse 19:15:

‘Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro [...]” (Ap. 19:15).

O “ele” aqui se refere ao nosso Senhor Jesus Cristo. Nisso todos estamos de acordo. Rei dos reis, Senhor dos senhores é o Senhor Jesus. Está muito claro, não há dúvida. O outro texto é Apocalipse 2:26 e 27:

“Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro” (Ap. 2:26-27).

 

 Esse texto se refere aos santos vencedores. Na linguagem de João, em Apocalipse, concluímos que ou o Senhor Jesus ou os santos regerão com cetro de ferro. Precisamos determinar pelo contexto se o texto de Apocalipse 12 se refere ao Senhor Jesus ou aos santos. Vamos assumir que o filho varão refere-se ao Senhor Jesus. Se esse for o caso, então aquela mulher deve ser Maria, uma vez que foi ela que deu à luz ao Senhor.

Será que podemos crer nisso? Maria vestida do sol, com a lua debaixo dos pés. Você já viu a Bíblia representar Maria com esse tipo de figura? Sabemos também que o nosso Senhor Jesus foi o primogênito de Maria. Mas esta mulher, no capítulo 12, já teve outros filhos antes de ter esse filho. Como sabemos disso? Apocalipse 12:17 fala do restante da sua descendência.

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar” (Ap. 12:17).

 

Se você pensa que essa mulher refere-se a Maria, então sua interpretação não está de acordo com a história relatada na Bíblia. Além disso, se interpretarmos Jesus como o filho varão, então fazemos desta passagem uma passagem histórica, e não futura. Isso é contrário à natureza do próprio livro, porque é um livro profético. Por essas razões creio que a interpretação mais satisfatória deste texto é que esse filho varão refere-se aos santos.

“Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono” (Ap. 12:5).

 

Isso se refere ao arrebatamento dos santos. Se você quer uma passagem clara sobre o arrebatamento, não procure no capítulo 4 de Apocalipse. A Bíblia diz no capítulo 4:1: “João, sobe para aqui”. Muitas pessoas afirmam que toda a Igreja sobe com João, que isso é, então, o arrebatamento de todos os santos antes da Grande Tribulação. Essa interpretação é muito frágil. O texto que fala sobre o arrebatamento dos santos está em Apocalipse 12:5. Ali nos é dito que esse filho foi arrebatado para Deus até o Seu trono. Também podemos ver que, depois do arrebatamento dos santos, algo acontece nas regiões celestiais.

 

“Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles” (Ap. 12:7-8).

 

“Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap. 12:12).

 

Este é um ponto crucial na história da humanidade. Depois do arrebatamento do filho varão, haverá uma batalha no céu. O resultado dessa batalha é que satanás e seus anjos caídos serão lançados na Terra. Se esse filho varão refere-se ao Senhor Jesus, então o ser arrebatado ao céu significa Sua ascensão. Isso significa que, após Sua ascensão, satanás foi lançado sobre a terra. Em outras palavras, satanás não está mais nas regiões celestiais. Mas, em Efésios 6:12, está escrito:

“[...] a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” ( Ef. 6:12).

Pelo texto de Efésios 6:12, sabemos que satanás e seus anjos ainda habitam as regiões celestiais, e eles ainda não foram lançados para esta terra. Deste modo, podemos concluir que aquele filho varão refere-se aos santos. Isso significa que o arrebatamento do filho varão nos fala sobre o arrebatamento dos santos. E, como resultado dessa batalha nos céus, satanás e seus anjos serão lançados sobre a terra.

 

 

No princípio, satanás foi um anjo. Ele era o chefe dos anjos, mas pecou contra Deus, rebelando-se

contra Ele. Satanás e os anjos que o seguiram foram lançados fora da presença de Deus. Para onde foram satanás e seus anjos? De acordo com a Bíblia, Lúcifer foi lançado para as regiões celestiais. Ele foi lançado para as regiões siderais acima da terra. Por isso a Bíblia diz espíritos malignos “nas regiões celestiais”. Em Gênesis 1, temos o registro que Deus falou que era “bom” após criar a luz no primeiro dia. Mas, no segundo dia, Deus não disse que era bom. Sabe o que aconteceu? Por causa daquela grande rebelião no céu, os espíritos malignos estão nas regiões celestiais, na atmosfera do nosso planeta.

Depois do arrebatamento dos santos, haverá uma guerra, e Miguel e seus anjos obterão a vitória. 

 

O resultado é que satanás e seus anjos serão lançados sobre a terra. Como consequência, seu território será reduzido. Já não habitará mais as regiões celestiais, e ele estará na terra e no mar. Originalmente habitava as regiões celestiais e o mar. Agora a Bíblia diz que não haverá mais lugar para ele nas regiões celestiais.

No período da Grande Tribulação, ver-se-á a cólera de satanás perseguindo os santos de Deus que ainda estiverem na Terra. Ele os vencerá, e todos os habitantes da Terra seguirão esta besta. Isso é a Grande Tribulação. No capítulo 12, aparece o dragão e, no capítulo 13, surge o Anticristo, a besta que se levanta do mar, e o falso profeta, que é a besta que vem da terra. Você tem, então, uma trindade satânica, que se unirá, com todo o poder das trevas, para tentar destruir a Terra.

Essa trindade maligna inclui todo o poder político, o poder econômico e o poder religioso. Esse será o governo mundial. Essa trindade tem um único propósito: ser contra Deus, contra o Espírito Santo e contra Cristo. Essa é a Grande Tribulação.

O Dia de Cristo

Nós não estamos esperando a Grande Tribulação. Esperamos sermos arrebatados antes da Grande Tribulação, quando nós, os cristãos vencedores, desapareceremos. O mundo inteiro ficará perplexo. Você crê no arrebatamento? Que o Senhor seja misericordioso para conosco. Não queremos passar pela fornalha da perseguição; queremos ser arrebatados. O Senhor prometeu que voltaria. O próprio Senhor voltará para nos levar. Ele nos disse adeus lá em Betânia, e Ele retornará em Betânia. O Senhor quer nos levar juntamente com Ele. Lembre-se dessa promessa! Essa promessa é exclusivamente para nós, cristãos. Os pés do Senhor tocarão o Monte das Oliveiras. Mas, lembre-se, quando o Senhor aparecer no Monte das Oliveiras, Ele descerá “com” os Seus santos para o julgamento do mundo e para a libertação do povo de Israel. Esse dia é chamado “Dia do Senhor”. O dia em que seremos arrebatados é chamado, na Bíblia, de o “Dia de Cristo”, e aguardamos por esse dia. Nosso Noivo virá e nos uniremos a Ele (Fp. 1:6; 1:10 e 2:16).

Nesses dois mil anos, temos celebrado ceia após ceia. A Igreja nunca celebrou um “café da manhã”, porque o nosso “Sol da Justiça” é como se houvesse se ocultado, e hoje atravessamos uma longa, longa noite. Mas, daqui a alguns dias, participaremos de um “café da manhã” com o nosso Senhor, porque Ele nos prometeu que voltaria, e Ele nunca falha.

A Vinda do Senhor em Duas Etapas

Precisamos entender o que é a vinda do Senhor. Às vezes entendemos mal esses acontecimentos. Os santos são o tesouro do Senhor. Então, quando Ele vier, naquela primeira etapa, na parte oculta, Ele vai nos levar, vai nos “roubar”. No entanto, sabemos que Ele voltará, na segunda etapa, três anos e meio depois que o Anticristo vier, e Ele virá como um relâmpago.

Não sabemos o que vai acontecer, mas uma coisa sabemos: naquele dia todos os canais de televisão estarão exibindo esse evento espetacular, pois a Sua vinda será como o relâmpago que reluz do Ocidente ao Oriente. E, nessa segunda parte de Sua vinda, Ele virá como o sol, o Filho da Justiça. Se você é preguiçoso ou diligente para se levantar pela manhã, se levanta cedo ou não, isso não importa, porque, de qualquer forma, você verá o sol. O sol surgirá para os crentes e descrentes. Isso não depende de você. Este será o “Dia do Senhor”.

Mas, do trono até as nuvens, Ele virá como a estrela da manhã. Quem são os que veem a estrela da manhã? A estrela da manhã é a mais brilhante que aparece no céu, um pouco antes do nascer do sol. Se quiser vê-la, precisa vigiar e não poderá estar dormindo. Se não for cuidadoso, você perderá o momento em que ela surgirá. Por essa razão, o Senhor Jesus disse: “vigiai e orai”. Enquanto você vigia e ora, porque quer ver a estrela da manhã, então Ele virá como esta. Não queremos perder esse momento! Se você não vir a estrela da manhã, resta-lhe ver o sol nascer, ou seja, passar pela Grande Tribulação.