02/03/2020

Deus tem um propósito por trás de todos os problemas.

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Co 4:17-18

 

Deus usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. De fato, Ele depende das circunstâncias para nos moldar na semelhança de Cristo mais até que na Bíblia, porque nós enfrentamos problemas 24 horas por dia. Mesmo que você gaste 3 horas por dia em leitura bíblica, ainda assim sobram 21 horas de circunstâncias que Deus pode usar.

Jesus nos adverte que teremos problemas no mundo. Tiago acrescenta que eles são imparciais, imprevisíveis e aparecem em diferentes sabores, e Pedro nos assegura que eles são normais. Ninguém está imune à dor ou livre do sofrimento, e ninguém passa pela vida livre de problemas. A vida é uma série de problemas.
“Meus queridos amigos, não fiquem admirados com as duras provas de aflição pelas quais vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo." 1 Pe 4:12 (LH) 

Você deve esperar quatro tipos de problemas na vida. 


• Provações são designadas por Deus para nos levar para perto dEle e constroem nosso caráter.
• Tentações são determinadas pelo Diabo para nos levar para distante de Deus e destruir nosso caráter.
• Transgressões são dores causadas pelos pecados dos outros.
• Dificuldades e problemas são geralmente, mas nem sempre, conseqüências de nossas escolhas pecaminosas.

Provérbios nos dá uma lista longa de pecados que nos trazem problemas, como a impaciência, desonestidade, egoísmo, temperamento agressivo, e até mesmo o falar em demasia. Também nos diz que a sabedoria nos previne dos problemas. Em qualquer tempo que ignoremos os princípios de Deus, nós eventualmente sofreremos as conseqüências. Sempre o que semeamos, ceifaremos.
Deus nos deu a liberdade para fazer escolhas, mas nós não somos livres para também escolher as conseqüências dessas escolhas. Davi orou: “Estou cercado de muitas tribulações... Meus pecados me dominam".

As pessoas geralmente confundem estes quatro tipos de problemas acusando Deus pelas conseqüências naturais de suas escolhas erradas, ou acusam o Diabo pelas circunstâncias que foram realmente planejadas por Deus. Deus nunca nos tenta a pecar, mas Ele testa nosso caráter continuamente.


Quando você se defrontar com um problema, tente, primeiramente, determinar qual é a fonte que origina tal problema. Jonas se deparou com uma tempestade porque ele desobedeceu a Deus. Paulo se deparou com uma tempestade porque outros desobedeceram a Deus. Mas os discípulos enfrentaram uma tempestade porque haviam obedecido a Deus! As tempestades de sua vida podem ser uma prova, uma tentação, uma transgressão, ou conseqüência de dificuldades. Cada uma delas requer diferentes respostas.

 

  •     •Se você for o responsável pela sua dificuldade, você precisa se arrepender.
  •     •Se for uma tentação de Satanás, você deve resistir.
  •     •Se for uma ofensa de outros contra você, então você precisa liberá-la através do perdão.
  •     •Mas se o problema for uma provação de Deus, você precisa relaxar e confiar em Deus.


A despeito da fonte, nenhum de nossos problemas pode acontecer sem a permissão de Deus. Tudo que acontece na vida de um filho de Deus é filtrado pelo Pai, Ele deseja usar isso para o bem, mesmo quando Satanás e outros queiram usar para o mal. A fonte de seu problema não é problema para Deus; Ele vai usar tudo isso para seu bem e para seu crescimento se você confiar nEle.


Porque Deus é soberano quanto ao controlar, acidentes são apenas incidentes nos planos de Deus para você. Porque cada dia de sua vida foi escrito no calendário de Deus antes que você nascesse: Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.(Salmo 139:16), cada dia é importante. Tudo que acontece com você tem significação espiritual. Tudo mesmo! Romanos 8:28-29 explica o porquê:

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:28-29.

 

Esta é uma das passagens da Bíblia mais mal citada e mal-entendida. Ela não diz: “Deus produz tudo que acontece para que minha vontade seja feita." Obviamente isso não é verdade. Também não diz: “Deus vai produzir coisas que sempre tenham um final feliz aqui na terra.” Isso também não é verdade. Acontecem muitos finais infelizes aqui na terra.

Vivemos num mundo caído. Só no céu tudo estará acontecendo do modo perfeito como Deus pretende que seja. É por essa razão que somos estimulados a orar: “Seja feita Tua vontade assim na terra como no céu.” 

A vontade perfeita de Deus é feita no céu.

CONTINUA...